A marca é um sinal visual que identifica o conceito, produtos e/ ou serviços de uma empresa. É a sua identidade, o seu rosto frente aos seus clientes, e por isso, deve ser considerada seu maior patrimônio.

 

Como disse na primeira parte desse artigo (que pode ser lido aqui), pense em grandes marcas como McDonalds, Nike e Coca-Cola. Elas são conhecidas mundialmente por suas cores, tipografias, símbolos e até mesmo pelo som (Isso mesmo… Veja o exemplo nacional. Não é preciso estar de frente à TV, basta ouvir o famoso plim plim que você logo identifica a “Rede Globo”). Suas marcas passaram a ser o seu bem mais precioso, são mais importantes e valiosas que suas estruturas e ações espalhadas por todo o mundo.

Leia a primeira parte: Sua marca é o seu bem mais precioso (Parte I)

Para você que trabalha com identidade visual, se liga na continuação das 10 dicas (veja as 5 últimas nesse artigo) para o desenvolvimento de uma marca eficiente.

6. Planejamento

Não adianta apenas um bom desenvolvimento de marca, é necessário estudar o seu posicionamento. Tudo faz parte do combo, então estude com um profissional onde e como vai começar a divulgar a marca, o público que deseja atingir, trafego, e qual a relação custo/ benefício nesse processo.

7.Investimento

Tenha separado um aporte que possa ser feito no fortalecimento da sua marca nas redes sociais. Elas ssão o principal canal de acesso ao seu cliente nos dias de hoje. Alem de ser um espaço interessante e dinâmico para divulgar, as redes possibilitam um contato mais próximo, fortalecendo essa relação e consequentemente o seu posicionamento

8. Branding

Para ter uma marca forte, o investimento deve ser contínuo. Não apenas o financeiro, mas de tempo, conhecimento, fortalecimento de relações.  O Branding deve sempre fazer parte da estratégia de divulgação da sua empresa, pois o fortalecimento da sua marca é proporcional ao sucesso do seu negócio. Quanto mais forte e reconhecida ela for, mais próspera será a sua empresa – construir, fortalecer e gerenciar;

9. Fuja dos sistemas prontos

Muitos sites e aplicativos, através da ideia do designer inteligente, oferecem o serviço de logomarcas prontas ou “do yourself” – Faça você mesmo. Isso tem sido uma tendência, e você realmente pode encontrar ou montar marcas bem bonitas e sofisticadas. Mas lembre-se que você não possui exclusividade, por isso,  a mesma marca que você escolheu, pode ter sido escolhida pelo seu concorrente, ou por um serviço que não tenha nada haver com o seu negócio, gerando uma relação indesejada. Lembre-se também, que o melhor é procurar um profissional qualificado para poder construir com você uma marca exclusiva,  que se identifica com o seu negócio, passando longe dos templates prontos do mercado;

10. Registre

Caso contrário, você corre o risco de ver todo o seu investimento perdido. Pois um concorrente ou uma nova empresa podem adorar a sua ideia e desenvolver uma marca semelhante. Ao registra-la você vai impossibilita-los de utilizar a sua marca indevidamente e perder todo o tempo, relações, posicionamentos e dinheiros envolvidos no seu projeto.

Leitura complementar: Marca Registrada: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO

Como registrar?

Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Basta acessar o site do INPI, você terá acesso ao Guia Básico de Marca.

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