A marca é o DNA de uma empresa, ela representa os valores e a identidade do seu negócio. É o que conecta o cliente ao seu produto/ serviço.

 

Buscando uma definição mais clara, segundo o próprio INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Já para o American Marketing Association a definição é “um nome, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes” (PINHO, 1996, p. 14).

Com estas definições, conseguimos mensurar a importância que uma marca tem para o seu negócio. Afinal, para se destacar no mercado e captar clientes, é necessário que a sua logomarca seja conhecida pelo público, que seja capaz de criar um vínculo, uma identificação.

Isso é possível principalmente quando o desenvolvimento da marca ressalta as características que expressam o valor dos produtos e serviços que ela representa.

 

Pense em grandes marcas como McDonalds, Nike e Coca-Cola. Elas são conhecidas mundialmente por suas cores, tipografias, símbolos e até mesmo pelo som (Isso mesmo… Veja o exemplo nacional. Não é preciso estar de frente à TV, basta ouvir o famoso plim plim que você logo identifica a “Rede Globo”). Suas marcas passaram a ser o seu bem mais precioso, são mais importantes e valiosas que suas estruturas e ações espalhadas por todo o mundo.

Vale ressaltar que o simples desenvolvimento de uma marca, por mais profissional que seja, não vai garantir o sucesso do seu negócio. Trata-se de um investimento constante para construir uma reputação, conectar-se com o público e criar identificação. Para isso, aplicamos o Branding (construir, fortalecer e gerenciar todas as fases e necessidades de uma marca), que consiste na multidisciplinaridade de atividades, como marketing, design, comunicação, planejamento e gestão. É um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção de uma percepção positiva da sua marca por parte do consumidor.

Uma empresa que deseja ser reconhecida pelo público precisa investir em sua identidade visual, aplicar recursos em boas agências e profissionais para o desenvolvimento e gestão do seu maior patrimônio.

 

Para você que trabalha com identidade visual, separamos 10 dicas (veja as 5 primeiras nesse artigo) para o desenvolvimento de uma marca eficiente.

1. Expertise

Se você não é um designer, o certo é procurar uma agência e/ou profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento da sua marca. Ele tem experiência, conhecimento e habilidade com ferramentas que podem atingir mais facilmente o resultado esperado.

2. Pesquise

Uma boa forma de para desenvolver uma marca que atinja o seu público alvo, é realizar pesquisas de mercado, ver o trabalho visual desenvolvido pelos seus concorrentes, consultar parceiros e clientes, para entender melhor quais elementos podem ajudar a identificar mais rapidamente o seu negócio.

3.Conceito

Garanta que o desenvolvimento da marca esteja alinhada com a sua estratégia, missão e posicionamento que a sua empresa busca no mercado. Fazer uma relação entre conceito e forma vai ajudar o seu cliente a assimilar a sua marca ao mesmo tempo que assimila a sua proposta de negócio.

4. Inovação

Quando for desenvolver a sua marca, certifique-se de que o “novo não nasça velho”. esteja alinhado com as principais tendências de design, tecnologia , plataformas e aplicações.

5. Aplicação

Pense sempre na aplicação da sua marca, tanto nas mídias gráficas quanto nas digitais. Nem sempre aquela logomarca que fica incrível no seu cartão de visita, tem o mesmo impacto no seu site. Busque também desenvolver elementos originais que ressaltem seus pontos fortes e facilite a comunicação com o seu target;

Fique ligado na segunda parte desse artigo.
 

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