Um possível cliente me ligou perguntando se eu trabalhava com tráfego, no começo estava relutante em atender a demanda, mas depois de ficar quase uma hora explicando o que seria tráfego e como aplica-lo. Veio a motivação de escrever esse artigo.

Se você começou a trabalhar com publicidade na web, em algum momento se deparou com esse termo. O tráfego talvez seja a palavra da moda no marketing digital, e não é para menos. Se você tem um negócio na internet e quer expandi-lo, converter vendas ou levar leads para o seu site, tratar o tráfego como um ponto chave da sua estratégia de comunicação é fundamental.

Mas para entender melhor como fazer isso, é preciso conhece-lo.

O Tráfego se refere aos visitantes que chegam até o seu site, loja ou plataforma através de algum lugar. Pense como um motorista que deseja ir a um restaurante, ele vai precisar pegar vias de acessos para chegar até o seu destino. A forma como vai fazer isso e como vai facilitar a sua rota, vai depender de vários fatores. É mais ou menos o que acontece com o tráfego na web. Um lead pode chegar até o seu site, via blog de parceiro, um perfil de rede social, um cartão virtual, etc.

Mas assim como em uma estrada, você vai precisar de meios para facilitar o caminho. Você pode utilizar um app para encontrar a melhor rota; Pegar um táxi ou serviço de aplicativo; Transporte público… ou pode simplesmente fluir com o trânsito e chegar organicamente ao local.

Pois é, na web você também pode usar de recursos para facilitar que o lead chegue mais facilmente ao seu site.
Para isso é importante saber a diferença de qual tráfego utilizar para montar a sua estratégia.

Existem DUAS formas de tráfego, o orgânico e o pago.

O Pago, que se refere aos leads que chegam até o seu site por meio de anúncios publicitários em plataformas como o Google Ads. E o tráfego orgânico, que depende de outro tipo de investimento, mais voltado a sua força de trabalho e network. Portanto, se a sua empresa quer mais visibilidade em um espaço curto de tempo, investir no tráfego pago seria a melhor aposta.

Resumidamente, o que diferencia esses os dois é o tipo de investimento.

 

O tráfego orgânico, não tem “custo”, você tem que dispor de tempo, dedicação para estudar, produzir conteúdos relevantes, aprimorar em técnicas de SEO e Copy. Precisa de paciência para tentativas e erros e montar uma rede de contatos para espalhar e trocar figurinhas. Com o tempo (Coloca tempo nisso) o lead vai chegar ao seu site naturalmente.

Já no tráfego pago, o investimento se “resume” ao dinheiro. Você também vai precisar entender um pouco de técnicas para criar anúncios atraentes e relevantes para o seu público alvo. Mas com um bom investimento e uma boa estratégia, o lead vai chegar ao seu destino muito (mas coloca muito nisso) mais rápido ao seu site, página de conversão, loja virtual, etc.

Qual o tráfego é melhor para mim?

Se você não tem muitos recursos, mas dispõe de tempo para construir uma estratégia de SEO, aprender técnicas, montar planejamentos e estudar bastante. O melhor é apostar no Orgânico. Os resultados não virão do dia para a noite, mas com o tempo serão bem interessantes. Você pode virar uma referência no seu ramo e conseguir captar leads de forma natural para o seu site. Você começa a ser procurado, e não o contrário.

Porem, se você não dispõe de todo esse tempo, o ideal para você será o tráfego pago. Basta conhecer bem a plataforma que pretende anunciar e o seu público, que os leads virão proporcionalmente ao investimento/ estratégia, e você pode conseguir bons resultados em um curto espaço de tempo. Entretanto, depois que os recursos financeiros que você alocou na plataforma se encerrarem, o anúncio sai do ar e os leads reduzem muito no fluxo do seu site. Sendo necessário colocar mais recursos para ir a caça novamente.

Não tenho tempo para estudar as técnicas, eu quero resultados imediatos.

Então é bom conhecer as plataformas, mas também os dois métodos para que os seus anúncios sejam exibidos de forma assertiva:

CPC (Custo Por Clique)
CPM (Custo Por Mil Impressões).

A ordem de exibição programada no algorítimo do Google para que o seu anúncio apareça quando o lead busca por uma palavra chave, é o leilão. O seu anuncio disputa com outros anunciantes através de lances. Ou seja, a posição dos anúncios nos resultados depende do lance dado dentro da plataforma.

No caso do CPC, seu anúncio sera cobrado apenas quando o lead clicar no anúncio. Ele é ideal para levar tráfego real para o seu site, já que na maioria das vezes, as pessoas clicam por que tem interesse genuíno no objeto do anúncio. É a estratégia ideal para quem já tem uma estimativa do valor que deseja investir.

No caso do CPM, seu anuncio é cobrado pela quantidade de vezes que ele é impresso na plataforma. É uma estratégia indicada para quem busca mais visibilidade e posicionamento de marca, pois o foco é fazer com que o anúncio apareça para um número maior de pessoas, sem necessariamente buscar algum tipo de interação direta.

Quais as principais plataformas?

1. Google Ads

É a principal plataforma, já que a maioria das pessoas utilizam o mecanismo de busca do Google para fazer suas pesquisas. Essa ferramente é ideal para segmentar seu público/ local, fazendo com que a exibição de seu anúncio seja mais assertiva, atingindo um tráfego altamente qualificado.

2. Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, maior rede social do planeta, que também engloba o Instagram. Permitindo que o seu anuncio seja exibido nas duas redes sociais simultaneamente.

A plataforma também oferece ótimos recursos de segmentação da audiência e está em constante processo de evolução.

3. Outras:

YouTube Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Taboola, Bing Ads, etc… Poderia citar e explicar várias delas, mas tudo vai depender do objetivo, tipo de negócio e estratégia que você pretende utilizar.

Enfim, para não me alongar muito, espero ter ajudado no entendimento deste termo, mas antes, tenha em mente que para aplicar em suas estratégias, é importante ter um bom conhecimento do seu público, do seu negócio, estudar um pouco sobre o assunto e ter um objetivo (visibilidade ou conversão). Assim, você pode traçar metas bem definidas, e se for o caso, investir o seu dinheiro com mais segurança.

Para cada um desses tópicos, vai existir um comportamento, uma plataforma ou um método mais adequado. Conhecer melhor as ferramentas, também é muito importante na hora de definir qual o tráfego ideal para o seu negócio. De todo o caso, procure sempre a ajuda de um especialista e tente absorver o máximo de conhecimento.

Se achou o assunto interessante e quer trocar uma ideia, deixe aqui os seus comentários.

Até mais!

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